Tumores Ósseos

Entenda a diferença entre tumor ósseo e câncer ósseo.

O termo tumor ósseo se refere à qualquer tipo de lesão que tenha crescimento anormal nos ossos, independente de ser benigna ou maligna. Já o termo câncer ósseo se refere a tumores malignos. O câncer ósseo pode ser um tumor maligno primário como o osteossarcoma e o sarcoma de Ewing, ou até mesmo secundário, como as metástases que se instalam nos ossos provenientes do pulmão, mama e próstata. Deve ficar claro que o tratamento e o prognóstico de cada pacientes está relacionado ao tipo específico de tumor.

Sarcoma Ósseo

O que significa a palavra Tumor?

Tumor significa o crescimento anormal de algum tipo de tecido no corpo. Os tumores desenvolvem-se a partir de células anormais que se dividem e crescem de forma descontrolada. Podem ser classificados em benignos e malignos (câncer). O tumores malignos também são classificados como primários e secundários. Com relação aos tumores ósseos, os primários têm origem no osso onde o mesmo se desenvolve; por outro lado, os secundários tem origem em órgãos diferentes do osso onde o tumor está hospedado. Os tumores ósseos malignos primários são os sarcomas (origem embrionária no mesoderma) e o mieloma múltiplo (tumor da medula óssea / hematológico). Os tumores ósseos malignos secundários são em sua maioria carcinomas (origem embrionária epitelial), e tem origem em estruturas como a mama, o pulmão, a próstata, os rins, a tireóide, entre outros. As lesões malignas secundárias são também conhecidas como metástases.

Qual a diferença entre tumores ósseos benignos e malignos?

Tumores ósseos benignos não são cânceres. São raros os tipos que apresentam potencial de enviar células para outros órgãos do corpo. Os tumores ósseos benignos podem ser totalmente latentes (sem causar sintomas), algumas vezes ativos (causam dor), ou até mesmo agressivos (capazes de destruir o osso e estruturas circunjacentes). Osteocondromas e encondromas (origem cartilaginosa) são exemplos de tumores ósseos latentes; osteoma osteóide é um exemplo de tumor ósseo ativo; e por fim, o tumor de células gigantes é classificado como um tumor ósseo benigno agressivo.

Os tumores ósseos malignos (cânceres) chamados de sarcomas ósseos apresentam um elevado potencial metastático. As células metastáticas “viajam” pela corrente sanguínea até atingir outros órgãos, sendo que principal sítio de metástases de sarcomas é o pulmão. Estes implantes metastáticos apresentam o mesmo padrão histológico que o tumor primário. Além de atingir outros órgãos, os sarcomas ósseos também costumam destruir o osso localmente, assim como os tecidos que o envolvem.

O mieloma múltiplo também é considerado um tumor ósseo maligno primário. Como o próprio nome já diz, o mieloma múltiplo acomete múltiplos ossos e é responsável por dor óssea generalizada devido ao enfraquecimento e substituição do osso normal por células doentes. Os pacientes apresentam anemia, baixa imunidade, alterações da função renal, e até mesmo fraturas causadas pela fragilidade dos ossos doentes. Os locais mais frequentes do esqueleto onde o mieloma múltiplo aparece são os arcos costais, a coluna, a pelve e o crânio.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado dos tumores ósseos benignos e malignos estão diretamente ligados ao prognóstico e a qualidade de vida dos pacientes.

Principais tipos de tumores ósseos:

O osteossarcoma é um tumor primário produtor de tecido ósseo imaturo neoplásico maligno. O tecido produzido por este tumor é conhecido como osteóide.

O osteossarcoma pode acometer qualquer osso do corpo humano e, em raros casos, acomete primariamente tecidos moles.

O sarcoma de Ewing é um tumor maligno primário ósseo composto de pequenas células redondas e sem produção de matriz. Histologicamente o sarcoma de Ewing é menos diferenciado do que a sua variante primitiva neuroectodérmica (PNET). Além disso, o sarcoma de Ewing também é um tumor extre-esquelético.

Hospital Moinhos de Vento
Rua Tiradentes, 333 / 11º - Porto Alegre.
(51) 3314-3434
Instituto Kaplan
Rua Olavo Bilac, 805 - Porto Alegre.
(51) 3012-7933

TOP
Dr. Ricardo Becker Médico Especialista em Sarcomas e cirurgias Ortopédicas Oncológicas.